A periodontia é a especialidade direcionada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de condições que possam acometer as áreas de sustentação dos dentes, ou seja, gengivas, ossos alveolares e ligamento periodontal.
Dessa forma, é possível evitar que o dente que esta sadio, ser prejudicado pela estrutura que o sustenta.
As doenças periodontais mais conhecidas são:
Gengivite: A inflamação das gengivas é chamada de Gengivite. Essa inflamação é causada pela falta de uma higienização bucal eficiente. O paciente sente dores pode ter sangramentos durante a escovação ou ao se alimentar, por exemplo.
Por causa da má higiene, os restos de alimentos ficam retidos entre os dentes e a gengiva e assim, atraindo bactérias e causando a inflamação.
Periodontite: É um estágio avançado da gengivite. Caso a gengivite não seja tratada e a infecção chegar nos tecidos de sustentação e fixação dentária, o paciente pode ter perda de dentes.
Também existe a periodontia estética, onde o tratamento é voltado para deixar as áreas de fixação dos dentes mais bonitas através das chamadas cirurgias plásticas periodontais, como a de sorriso gengival e de recobrimento radicular.
Res. Técnica: Dra. Vanessa Tutia CROSP 81.807